terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Carta aos moradores de Santa Catarina ( e aos Brasileiros )

Eu adoro filosofia, é o tipo de leitura que eu "viajo", e posso passar horas lendo, acho simplesmente perfeito, e alguns grandes pensadores tinham o costume de mandar "cartas", o a certas pessoas, ou a certos povos direcionados.

Pois bem, por ter esse gosto eu gostaria de adotar esse estilo em um de meus posts ( não que eu ache que sou equivalente a um desses grandes pensadores ).


Aos Moradores de Santa Catarina ( e aos Brasileiros ):

Foi triste, foi duro, ver o golpe que todos vocês levaram da vida, puxa eu mesmo não se resistiria passar pelo que muitos de vocês, irmãos Catarinenses tiveram que passar. É complicado perder tudo, e por sorte temos um povo que com muitos defeitos, é muito solidário, muito irmão, um povo em que as virtudes superam os defeitos, mas que infelizmente os defeitos nos causam mais consequências.

É duro também, saber que isso era um tragédia já anunciada, que já ocorrerá no passado, e que parecendo um filme repetido em cartaz, volta a cena.
Mais triste ainda é saber que os porcos governantes não fizeram nada, nem para amenizaer os possíveis efeitos de uma eventual nova catástrofe, mesmo sabendo que o perigo era iminente, pois é quem devia cuidar de nós nada faz, além de pedir nosso voto, triste, porém real.

Por isso irmãos convoco a que vocês deêm um basta, que deixem o comodismo de lado, que cobrem seus governantes!!! Aqueles mesmos que na tragédia anterior prometeram mundos e fundos, canais, canalizações, docas, e nada, nada fizeram, não passam de porcos, que sobretudo são sustentados com o dinheiro, e o trabalho de vocês.

Não vamos deixar que esse tipo de coisa continue a ocorrer, mãos a obra, tirem o sossego deles, aprendam, que além de ir votar, o esforço de vocês, é de ser o gerente de seu bairro, cidade, estado, de seu País.

Acredito em vocês, apesar de nosso povo pareçer cada vez mais acomodado com a situação, tenho fé e esperança de que um dia, todo o sofrimento não seja em vão, e que o mesmo abra os olhos de todos.

Assim aqui termino meu apelo, desejando de todo o coração um amanhã muito melhor para todos.


Julio Cesar Maciejewski

12 comentários:

  1. Cara !!!
    Párabens pela sua atitude atitude são poucas que tomam atitudes como essas ! . . .
    Que valem a pena

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Q lindo....
    Vc escreve mto bem..
    Adorei seu blog
    Parabens

    By Anynha ^^)
    www.garotas-amc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Julio baca o texto e seu blog tb!
    Estou seguindo ele agora e espero que siga o meu tb!
    Abraço
    http://yaseryusuf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. muito bom, podiamos sempre escrever tais cartas mesmmo e mandar para jornais e tudo mais. iniciar algo né???
    parabéns pelo blog

    Abração

    ResponderExcluir
  5. O comodismo impede as pessoas de fazerem algo sim, mas pensemos tbm nas pessoas que habitam nosso querido brasilzão...uma boa parte sem estudo, ou perspectiva de vida, simplesmente a merce de governantes corruptos.

    Adoro seu blog Ju...
    Nos faz reflertir sobre o que importa!

    Beijoca
    Té o próximo post

    ResponderExcluir
  6. É uma coisa triste mesmo, né? Recomeçar a vida já é difícil quando se perde um emprego, um marido, um filho...
    Mas quando se perde tudo é quase inimaginável, acho que eles devem ficar sem acreditar por muito tempo que aquilo aconteceu.
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  7. "tirem o sossego deles"

    Você disse tudo nessa frase. Porque sossego é coisa que nós não temos. É problema na educação, saúde, economia, e quem se foda somos nós, o povo. Nós, de fato, não temos sossego. E não acho justo que eles tenham sossego também. Não acho justo que o prefeito da minha cidade (BH) seja um dos políticos mais ricos do Brasil - se não for o mais rico, enquanto a cada esquina que você passar, verá pessoas imersas na desgraça, na miséria, no abandono. Tudo bem, o cara tem o direito de se enriquecer e tal, mas será que se ele amasse tanto o seu povo ele permitira que tanta merda assim acontecesse? Não, esses caras não merecem sossego. Nem dormir. E eu tô junto contigo. Penso igual.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, adorei o blog.
    Faço suas, as minhas palavras. (y)
    Já dizia Forfun: o comodismo é um mal parasitário! ._.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. parabéns pelo blog cara
    curti mto o texto
    se puder visitar o meu
    http://aquelasmusicas.blogspot.com/
    teh mais

    ResponderExcluir
  10. Olha, gostar de filosofia, eu também gosto. Leio muita coisa, principalmente sobre filosofia marxiana/marxista, a qual nos indica a uma ação política material, à práxis!

    Seu texto indica uma necessidade de mobilização, carrega boas intenções. O que é um bom sinal. Mas carece de maior criticidade.

    O que seria cobrar dos governantes? Pedir ética na política e/ou responsabilidade social? É uma questão meramente formal e reformista.

    Vejo que o tem de ser feito é maior, mais amplo e radical: na esfera da política as lutas tomam finalidades paliativas e pragmáticas; é necessário um movimento disruptivo, de massas, que derrube o sistema onde repousa a base de distribuição de riqueza e preze por uma socialização do que é produzido, o que é suficiente para atender as necessidades de todos.

    No mais:

    1. A discussão veio meio atrasada, né? Santa Catarina teve problemas com chuvas faz mais de dois meses, embora os problemas materiais acarretados ainda estejam tendo seus efeitos sentidos pela população;

    2. O padrão de cores e o template de seu blog são muito parecidos com os que eu usava antes: http://blogdomariojunior.blogspot.com/2009/02/mudancas-no-blog-do-mario-junior-4.html

    3. 'Porcos governantes' me soou um tanto anarquista, embora eu concorde - como marxista que sou - em gênero, número e grau com sua afirmação;

    4. Vou acompanhar seu blog. Se os textos continuarem nessa linha, teremos boas discussões.

    ResponderExcluir
  11. Acho que na verdade ha de se ter um pouco de cautela quando se fala de ir a luta , de sair da linha de conforto , de acabar com o comodismo.

    E facil para nos que em maioria temos estud , estrutura , informacao. Mas acreditem , isso naum chega assim para todos . Vcs acham que uma pessoa que perdeu tudo sabe como recomecar? como e de quem cobrar? ou ate mesmo para quem nao passou por nada disso.


    Quando sugerimos uma atitude , assumimos a responsabilidade de achar algumas respostas...

    Cobrar de quem? Onde? quando? com que forca? e com que "argumento"?
    Na minha visao e necessario sim cobranca , mas e necessario primeiro e o mais dificil que se haja informacao , vontade e como naum dizer , um numero expressivo.
    ?
    Nao estou aqui pregando que se cruze os bracos de forma alguma .

    Mas quando leio um texto desse sempre me pergunto

    O que vc faz para mudar? O que eu faco pra mudar? e o que podemos fazer juntos para mudar???

    ResponderExcluir